sábado, 23 de janeiro de 2010

Religiões



Religiões
Surgem varias duvidas no cerne popular sobre o verdadeiro entendimento da palavra religião; Para abordar esse tema e necessário o real esclarecimento das varias formas de doutrinas que existem sobre o mundo; nas quais são diferenciadas em duas formas essenciais:
As místicas e as míticas, os nomes são parecido porem de entendimento distanciados.

Segundo Ken Wilber, os míticos são aqueles que fundamentalisão mitos exteriores, não contemplativos em verdades absolutas, são absolutamente concretos e literais a palavra, afirmam que aqueles que não crêem nesse mitos não alcançaram a salvação a exemplo temos os hinduístas em suas verdades “acreditam que a Terra deve estar apoiada em algo; assim, crêem encontrar-se sobre um elefante que, também necessitando de suporte, está sobre uma tartaruga” . (Ken Wilber)
Os protestantes ortodoxicos “ realmente acredita, por exemplo, que Moisés abriu o Mar Vermelho, que Cristo nasceu de uma virgem, que o mundo foi criado em seis dias, que, um dia, literalmente choveu maná do céu, e assim por diante” uma série de estruturas de crenças que tentam explicar os mistérios do mundo em termos míticos ao invés de termos testemunhais ou de experiência direta. (Ken Wilber)

Em contra posição temos as místicas onde a semelham-se a ciência que e experimental, ou seja que são experimentadas e contempladas metodologicamente por estudioso do assunto, as ditas ocultas, não porque são escondidas mais porque habitam no estudo da meditação interior da ação individual Ken exemplifica:
digamos, a matemática. Não há, por exemplo, nenhuma prova de que menos um elevado ao quadrado é igual a um; não há nenhuma prova sensória ou empírica para isso. É verdadeiro, mas somente é provado por uma lógica interna. Você não consegue encontrar menos um no mundo exterior; somente o encontra na sua mente. Mas isto não significa que não seja verdade, que seja conhecimento privado que não possa ser validado publicamente. Significa somente que esta verdade é validada por uma comunidade de matemáticos treinados.


Por tal motivo as religiões místicas assemelham entre si anotam uma verdade que por todos e constatado: as religiões esotéricas são virtualmente idênticas em todo o mundo. Como já vimos, o misticismo (ou esoterismo) é científico, no sentido mais amplo da palavra.... elas concordam fundamentalmente no que diz respeito à natureza da alma, à natureza do Espírito e à natureza da sua suprema identidade, entre outras coisas. Isto é o que os eruditos chamam de “unidade transcendental das religiões do mundo” ((Ken Wilber)
Diferente das míticas que apenas a sua verdade é o caminho, por serem balizadas em mitos e historias reveladas.
(INDIÃO 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário